quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Riquezas dentro de Casa

Recentemente tive oportunidade de conhecer e de re-conhecer dois equipamentos de lazer da cidade de Salvador. Um foi o Museu Náutico da Bahia localizado dentro do famoso Farol da Barra. O outro foi o também muito falado, porém por mim até então não conhecido, Parque Zoobotânico Getulio Vargas.
De localização privilegiada o Museu Náutico da Bahia está protegido pelo Forte Santo Antonio da Barra, que só se transformou em Farol algum tempo depois.O Museu Náutico da Bahia é único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do país e sua mais importante cidade durante mais de três séculos. Construído antes mesmo da própria cidade de Salvador, que é de 1549, o Forte de Santo Antônio da Barra é um belo exemplar da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Estamos falando apenas de mais um importante equipamento de lazer que apresenta importantes temas pertecentes da historia e da cultura da nossa capital, do nosso do estado, e que precisam ser exaltados e visitados assiduamente por escolas que tenham de fato o compromisso com a educação alicerçada no reconhecimento e na valorização da cultura local.
Um outro equipamento visitado foi o Parque Zoobotânico Getulio Vargas, o Zoologico de Salvador. Definitivamente estamos falando de um equipamento de lazer adotado pela população de Salvador, com potencialidades turisticas extremamente discutíveis. Mas o que me chamou a atenção foram alguns dos setores do Zoológico que eu realmente desconhecia. Iniciei a minha visita pelo setor das Aves e fiquei supreendido com o nível de interação proporcionado. Trata-se de uma gaiola gigante onde a maioria dos pássaros estão soltos e você entra nesta gaiola no melhor estilo "Jurrasic Park" tendo contato com Ararás, Flamincos entre outros. Outro setor que merece destaque é o setor dos grandes felinos. Com uma tematização que nos remete a uma grande caverna temos contato através de vitrines reforçadas com um leão, uma onça e uma pantera. Confesso que não curtir totalmente a experiencia devido ao fato da população bater no vidro dos bichos para acordalos e poderem tirar melhores fotos. Além de outros pontos interssantes a existencia do Museu local e a vista do Alto de Ondina merecem destaque. Entre altos e baixos definitivamente vale apena conhecer.
Infelizmente o brasileiro, e principalemente o baiano, criticam veementemente a sua cidade, seus equipamentos de lazer, enfim seus principais atributos, sem de fato conhecê-los, sem de fato vivencia-los. Talvez seja uma característica do ser humano. Mas que o mais se percebe é que nestes espaços de lazer (museus e parques, principalmente os museus) estão repletos de turistas, porém com pouca participação da população local. De quem a culpa eu não sei (até desconfio) mas acredito que é de responsabilidade de todos valorizar a cultura, a história e as riquezas naturais da sua cidade para que possamos mudar esta realidade na qual os baianos não conchecem as riquezas que se encontram dentro de sua casa.

Um comentário:

  1. Pra essa questão, não culpo somente o poder público não, a culpa também em nossa. Como podemos reinvidicar melhorias em termos de cultura, lazer, arte, entretenimento... Se não conhecemos e nem valorizamos o que temos? É triste dizer, mas nós brasileiros ainda estamos mal acostumados a sempre comparar e subjgar o que é nosso; como se nossa rica cultura não fosse cultura. Afinal povo culto é o europeu, o americano... Triste ignorância. Se saírmos perguntando por aí O que é o Farol da Barra, automaticamente, muitos associarão ao carnaval, ou à própria praia da Barra. Poucos saberão a história desse importante monumento e muito menos que se trata do Museu Náutico da Bahia.

    ResponderExcluir