domingo, 6 de fevereiro de 2011

Costa dos Coqueiros ou Litoral Norte?

Historicamente o estado da Bahia foi o primeiro a se organizar dividindo o estado em Zonas Turísticas, ou seja, antes do Programa de Regionalização do Turismo existir a Bahia já pensava nesta atividade de maneira regionalizada. Porém a insistência em um erro tolo de comunicação tem prejudicado uma das mais promissoras zonas turísticas da Bahia, a Costa dos Coqueiros. A Costa dos Coqueiros, zona turística que ocupa o Litoral Norte do Estado envolvendo os municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Conde, Jandaíra e Esplanada, tem como uma das principais características a comunicação das cidades por duas importantes vias, a Estrada do Coco e a Linha Verde. Estrada do Coco, Linha Verde, Litoral Norte, Costa dos Coqueiros nomes que se confundem e acabam gerando uma serie de problemas e confusões. Questões como o pertencimento dos atrativos existentes na Orla Marítima de Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João além da fragilização da identidade da zona turística são pontos que merecem ser levados em consideração. 

Com o advento da construção da Estrada do Coco em meados da década de 1980, as portas do então desconhecido Litoral Norte da Bahia começaram a ser abertas e apresentadas para uma pujante indústria da especulação imobiliária. Neste sentido inicia-se, devido a falta de planejamento urbano qualificado para o local, uma onda de investimentos imobiliários da moda na época, as segundas residências. Desde então o litoral norte da Bahia começou a ser apresentado como o Litoral Norte de Salvador, iniciando assim  um problema para os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, um problema que atualmente tem ganhado mais força. Quando a Empresa Baiana de Turismo institucionaliza em materiais promocionais a terminação Litoral Norte como o trecho que está entre Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João, mas precisamente Praia do Forte, prejudica os municípios citados por passar uma informação para os turistas e potenciais visitantes que as respectivas orlas marítimas não pertencem a estas municipalidades. Prejudica também a própria comunicação e o marketing destas cidades ao terem que desmistificar esta imagem a tanto tempo enraizada, para se apresentar como reais donos dos atrativos em questão. 

A insistência em continuar utilizando dentro da comunicação oficial o termo Litoral Norte enfraquecerá ainda mais a tão importante zona Costa dos Coqueiros. Uma zona que em outras instâncias de governança do Estado os seus municípios não militam em conjunto por fazerem parte de territórios de identidade diferentes não  necessita de atenuantes que venham a fragilizar a única formatação que busca fortalecer a identidade cultural unificada destes municípios. Lembrando que ao falar de turismo falamos principalmente de questões mercadológicas  e ao trabalhar duas imagens diferentes da mesma zona turística está se dificultando a formatação comercial, o que pode prejudicar futuras negociações em prol do turismo na região.

Mais uma vez se faz necessário um trabalho de fortalecimento na regionalização da Costa dos Coqueiros. Vale ressaltar que os problemas citados referente a identidade da Costa dos Coqueiros muito estão relacionados a inoperância destes mesmos municipios que compõem a zona turística, ao não se posicionarem através de ações integradas para solucionar este problema. Para que esse trabalho de modificação da atual situação possa atingir os resultados esperados torna-se imprescindivel a atuação colegiada dos municípios que pertencem a esta zona, com atenção e maiores responsabilidades para Lauro de Freitas, Camaçari e, principalmente, o destino indutor Mata de São João, além da participação dos órgãos estaduais de turismo para voltar a desevolnver o turismo regionalizado nesta promissora região turística.

Um comentário:

  1. Interessante Paulinho, eu nunca tinha me atentado a essa questão das tipologias como um ponto negativo para as regiões. Pelo contrário, sempre as considerei como correlatas, e até acho que o nome Litoral Norte acaba sendo mais facilmente associado do que Costa dos Coqueiros. Enfim, percebo que tem muitas questões politicas muito mal resolvidas por trás de tanta propaganda turísticas. Interessante você denunciar isso aqui.

    bjos

    ResponderExcluir